noticias586 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Profissão Catador: projeto completa 3 anos

Publicada em 01/04/19 às 22:17h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Profissão Catador: projeto completa 3 anos  Compartilhar a noticia Profissão Catador: projeto completa 3 anos  Compartilhar a noticia Profissão Catador: projeto completa 3 anos

Link da Notícia:

 



A Associação de Recicladores de Tupanciretã Terra da Mãe de Deus (ARTMD) iniciou em 2016,  o “Projeto Profissão Catador” foi idealizado pela UNICRUZ, com apoio do Executivo Municipal.

Em três anos de atividade, já foram comercializados cerca de 247 mil kg de recicláveis, matérias como, papelão, garrafas pet, livros, revistas, embalagens de limpeza, latinha entre outros. O local não recebe vidro, isopor e madeira. 

 Atualmente a ARTMD tem sete catadores em atividade, essas pessoas trabalhavam no lixão do Abacatu de forma individual, como explica a secretária, Caroline Cruz, “ os catadores trabalham uniformizados, com os EPI’s (camiseta/coletes na cor verde com o emblema do Projeto Profissão catador, luvas, calçado fechados, entre outros”, explicou Caroline.

Os profissionais trabalham de maneira coletiva, dependendo da doação de recicláveis, dependendo exclusivamente da conscientização da população. A entrada de materiais recicláveis na ARTMD ocorre de três formas:

1. A população faz a separação em casa/ empresa e leva até a unidade

2. Os catadores desta associação coleta com as ‘carrinhos’ nos bairros próximos a unidade (segunda–feira , quarta-feira e sexta-feira)

3. Os catadores realizam ‘coletaços’ com o veículo da SMMA em dois dias da semana (quartas e quintas)

O maior objetivo da equipe é aquisição de um caminhão para avançar a coleta de recicláveis.

“ Com um veículo maior (caminhão) poderemos realizar a coleta seletiva, aumentar a renda, e também a possibilidade de aumentar (aos poucos) o número de catadores na associação,” conclui a secretária da ARTMED.

São coletados atualmente cerca de 8 a 9 toneladas mensais, em  53 parceiros que doam para ARTMD como, escolas, empresas, instituições...

Conheça a ARTMED - contatos: Rosenei (presidente) 9 9657-5442 / Caroline (secretária) 9 9911-1154.











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.