Sábado, 28 de Março de 2020
Tupanciretã

Carnaval do passado; 'Os Marroeiros'

A tradição sa festança carnavalesca em Tupanciretã nasceu do surgimento deste bloco

Publicada em 22/02/20 às 17:43h

por Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Livro: Alvorada de Sonhos.  (Foto: Foto: Autor Desconhecido)




Na velha charqueada de Marcial Terra, nascia um dos blocos que marcou época na história de Tupanciretã. Nas poucas horas de folga os trabalhadores se reuniam para comemorar o carnaval, a ano era 1940, na Imalação, onde atualmente está localizada a sede da nossa relíquia, AGROPAN.

Daí nascia à tradição pelo carnaval, eram três dias de folia, com direito a desfile pela Avenida Vaz Ferreira, apresentação em Júlio de Castilhos com visitas até pelo interior do município, ou  circulavam entre  bares  e casas- recebendo doações, comidas e bebidas- e, após encerravam as noites de folia  no salão do senhor Bento Pinto.

Conforme publicação da época, ‘ Jornal O Gaúcho’, na sua fundação do bloco a influência de moradores do Norte e Nordeste do país, que aqui trabalhavam, desde 1908, ano de fundação da charqueada por Pedro Osório, da cultura desse povo surgia à maior influência das fantasias e roupas utilizadas pelos integrantes do bloco formado somente por homens.

 

No livro ‘Alvorada de Sonhos’, da autora Moema de Andrade Gomes, a definição mais genuína de um dos blocos de carnaval mais icônicos da história local.

“ Os Marroeiros significa domador de touros, sua pronuncia é de origem do Ceará, o tema Os Marroeiros foi desenvolvido do folclore nordestino Bumba-Meu-Boi...”

 O bloco encerrou suas atividades em 1978, quando ainda restavam poucos integrantes, mas suas histórias jamais serão esquecidas, pois daí surgia o Carnaval como conhecemos hoje.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Visitas: 3739088
Usuários Online: 142
Copyright (c) 2020 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS