noticias984 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Propagar prints de notícias é constatação de obscurantismo

Publicada em 02/07/20 às 09:11h

Jefferson da Silveira da Silva- estudante jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Propagar prints de notícias é constatação de obscurantismo  Compartilhar a noticia Propagar prints de notícias é constatação de obscurantismo  Compartilhar a noticia Propagar prints de notícias é constatação de obscurantismo

Link da Notícia:

Propagar prints de notícias é constatação de obscurantismo
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

A criação de uma notícia nem sempre ou quase nunca é tão fácil quanto se imagina. O leitor a interpreta na sua visão ideológica e outros catam erros para denegrir o autor ou confrontá-lo com a intenção de dissolver sua credibilidade.


Nesta semana cometi uma gafe, sim, isso acontece, injustificadamente, ao escrever sobre a liberação da vacinação contra a influenza à população tupanciretanense, no terceiro parágrafo da matéria escrevi, quase que automático, a palavra Covid-19, que, inclusive, é a que mais tenho redigido nos últimos dias, confesso: estou exaurido dessa pauta.


O erro não foi na manchete nem no resumo da notícia, ele estava inserido no conteúdo da informação, gritantemente deslocado da semântica jornalística, difuso naquele contexto vacinal.


De pronto, algumas pessoas entraram em contato no privado, gente de bem, que preocupada com aquilo que os maldosos de plantão poderiam criar diante daquele erro impertinente. Porém, outros desvalidos, que aceitam material de péssima qualidade em outro meio de comunicação e pactuam conjuntamente com erros básicos de pontuação, acentuação e dissonância, não perderam tempo e saíram achincalhando a citação deslocada da matéria. 


Os prints além de desvalorizarem o conteúdo original, são facilmente manipuláveis e de fácil edição, podendo mudar um texto em questão de segundos, com recursos que são criados para facilitar à vida, mas também são utilizados para difamar indistintamente.


É fácil apontar erros quando se está com a mente descansada, ainda mais para quem não trabalha há 100 dias e segue com seu salário garantido, sem precisar desgastar um fio de cabelo.


Desde que a Campanha Nacional de Vacinação começou, em 23 de março, mesmo que muitas vezes com olhos cansados e o corpo em exaustão, cuidava atentamente para não trocar Covid-19 por H1N1 e foi no último dia, em um parágrafo de fechamento que o erro aconteceu, mas mesmo assim, alguém estava atento para printar a informação e espalhar pelos grupos de WhatsApp como se fosse um vexame, mostrando que sente-se prazeroso(a) diante de falhas na covardia de seu obscurantismo.










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.