noticias232 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Vacinação contra Covid-19

Decifrando a terceira dose: guia para entender a vacina de reforço contra o coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde, os grupos dos idosos acima dos 70 anos e dos imunossuprimidos receberão 3ª dose a partir da segunda quinzena de setembro. Vacina Pfizer é a preferencial para a ampliação da imunização

Publicada em 31/08/2021 às 18:55h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Decifrando a terceira dose: guia para entender a vacina de reforço contra o coronavírus  Compartilhar a noticia Decifrando a terceira dose: guia para entender a vacina de reforço contra o coronavírus  Compartilhar a noticia Decifrando a terceira dose: guia para entender a vacina de reforço contra o coronavírus

Link da Notícia:

Decifrando a terceira dose: guia para entender a vacina de reforço contra o coronavírus
 (Foto: Divulgação: Site do Governo Federal)

 

A circulação de novas variantes do coronavírus, mais resistentes às vacinas atualmente utilizadas, motivou estudos sobre a aplicação de uma terceira dose de imunizante, com o objetivo de ampliar a eficácia do esquema vacinal, diminuindo as chances dos vacinados contraírem covid-19 na forma mais grave. 

 

Nesse sentido, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma terceira dose em dois grupos prioritários: idosos acima de 70 anos, e imunossuprimidos (pessoas que realizam tratamento para câncer ou portadores de doenças autoimunes). Todos os cidadãos que se encontram nesses grupos deverão tomar a dose de reforço, independente da vacina recebida nas duas primeiras doses. 

 

Entretanto, o intervalo entre a segunda e a terceira dose é diferente para cada um dos grupos:  

  • em relação aos imunossuprimidos, a terceira dose deve ser aplicada pelo menos 28 dias depois da segunda dose;  
  • idosos acima de 70 anos devem receber a terceira dose depois de seis meses da aplicação da segunda dose

 

 

 

 

Para a aplicação da terceira dose, o imunizante preferencial será a vacina Pfizer. Na falta desta, serão utilizadas as vacinas Oxford ou Janssen. 

 

 

TERCEIRA DOSE NO BRASIL 

Segundo a CNN, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Roraima e Santa Catarina já anunciaram o início da campanha de terceira dose para o mês de setembro. Sendo que o Mato Grosso do Sul já iniciou a aplicação da dose de reforço em três grupos: idosos de 60 anos ou mais, residentes de lares de longa permanência; idosos acima dos 80 anos; e pessoas com alto grau de imunossupressão. 

 

O Rio Grande do Sul ainda não apresentou plano de aplicação da terceira dose. Em Tupanciretã, também não há data prevista para o início da imunização de reforço. 

 

TERCEIRA DOSE NO MUNDO 

A lista de nações que já aplicam terceira dose da vacina contra inclui Israel (para maiores de 50 anos), Hungria (população em geral), Chile, Uruguai, Rússia e Emirados Árabes Unidos. Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França pretendem lançar em breve seu plano de vacinação de terceira dose.

 











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.