noticias Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Vacinação contra Covid-19

Coordenadora de Imunização Municipal Andrea Appel detalha o calendário de vacinação contra covid-19

Intervalo de aplicação entre segunda e terceira dose, e vacinação de adolescentes de 17 anos com ou sem comorbidades estiveram entre as pautas explicadas pela profissional da saúde

Publicada em 17/09/2021 às 12:20h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Coordenadora de Imunização Municipal Andrea Appel detalha o calendário de vacinação contra covid-19   Compartilhar a noticia Coordenadora de Imunização Municipal Andrea Appel detalha o calendário de vacinação contra covid-19   Compartilhar a noticia Coordenadora de Imunização Municipal Andrea Appel detalha o calendário de vacinação contra covid-19

Link da Notícia:

Coordenadora de Imunização Municipal Andrea Appel detalha o calendário de vacinação contra covid-19
 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

Na manhã chuvosa desta sexta (17), o JM Digital conversou com a coordenadora de imunização municipal Andrea Appel, que esclareceu detalhes sobre a vacinação contra covid-19 na próxima semana.

 

A inclusão de terceira dose em idosos com 85 anos ou mais e em imunodeprimidos trouxe novos detalhes à campanha de vacinação. Por isso, a necessidade de redobrar a atenção no momento de se informar sobre os públicos-alvo contemplados foi ressaltada pela profissional de saúde em diversos momentos da entrevista. 

 

 

Andrea iniciou detalhando a vacinação da terça (21) de manhã: 

  • “Iniciaremos a terceira dose para idosos. Mas atenção: serão pessoas de 85 anos ou mais, que tenham feito a segunda dose até o dia 21 de março. Teremos 160 doses disponíveis. Provavelmente, não conseguiremos contemplar todo o público, mas novas doses virão. Fiquem tranquilos”, informou. 

 

 

Em seguida, falou da vacinação que ocorre terça (21) de tarde: 

  • “Serão vacinados adolescentes de 17 anos, com ou sem comorbidades. Também serão 160 doses. O Ministério da Saúde voltou atrás e cancelou a vacinação em adolescentes sem comorbidades, mas, como o RS recebeu doses para esse fim, e a resolução pactuada com a Comissão de Intergestores Bipartites (CIB) não foi revogada, o município tem autonomia para aplicar essas doses. Estamos amparados legalmente pela Resolução do Estado e da CIB, e optamos por vacinar adolescentes de 17 anos, com ou sem comorbidades”, explicou. Além de Tupanciretã, a vacinação de adolescentes segue sendo adotada em diversas cidades do Brasil, incluindo capitais como Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. 

 

Andrea também ressaltou o quantitativo de doses para os adolescentes: 

  • “Essas doses não contemplam todo mundo. A princípio, abrangeriam 50% da faixa etária. Não sabemos se essa vacinação dos adolescentes irá continuar, será interrompida, ou se vamos receber as doses para fechar os 100% da faixa etária. Não temos nenhuma previsão”. 

 

 

 

 

Então, foi a vez de detalhar a vacinação da quarta-feira (22) de manhã, que abrange variados grupos: 

  • “Quarta-feira (22), teremos várias ações distintas na parte da manhã. Iremos vacinar segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford. Peço que as pessoas entrem nos sites locais e leiam com bastante atenção. Pessoas que se vacinaram com Pfizer até 7/7, Oxford até 12/7 e Coronavac até 26/8 podem comparecer. Não posso adiantar a data, pois as doses estão praticamente contadas”. 

 

  • “Também teremos vacinação de primeira dose para pessoas a partir dos 18 anos. Já fizemos sete ou oito dessas ações de “repescagem”, e alguma pessoa sempre aparece para se vacinar. Serão em torno de 50 doses”. 

 

  • “Também teremos terceira dose para imunodeprimidos. Peço que leiam com atenção os sites locais, para saber quais as imunossupressões que se encaixam. São pessoas que fazem quimioterapia, transplantados, soropositivos, aqueles que fazem uso de corticóide (dependendo da dosagem), aqueles que usam determinados medicamentos, aqueles que fazem hemodiálise. Atenção: é necessário levar comprovante: laudo, pedido do médico, algo que comprove a imunossupressão. Muita cautela para a definição dos imunodeprimidos. Leiam com atenção as doenças e medicamentos que se enquadram. Tudo será muito bem analisado pela equipe de vacinação”. 

 

 

Já se direcionando para o final da entrevista, o intervalo entre a segunda e a terceira dose foi salientado pela profissional de saúde: 

  • “Atenção, existe o diferencial entre a terceira dose de idosos e imunodeprimidos. O intervalo dos idosos é de seis meses. Para os imunodeprimidos, é de no mínimo 28 dias. Serão 100 doses, mas peço que as pessoas tenham calma, pois virão mais doses”. 

 

 

A questão sobre quem se vacinou com primeira dose em outra localidade e pretende receber a segunda em Tupanciretã também foi esclarecida: 

  • “Estamos vacinando o pessoal que recebeu primeira dose em outro município, pois não está havendo falta de vacina. Mas é preciso respeitar o prazo entre as doses”, explicou Andrea. 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.