noticias786 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Vacinação contra Covid-19

Vacinação de sábado (25) terá primeira dose para pessoas a partir dos cinco anos

Enfermeira Andrea Appel explica que disponibilidade do imunizante Pfizer infantil permitiu a oferta para o público-alvo. Vacinas contra covid-19 e gripe serão aplicadas na Casa de Cultura

Publicada em 23/06/2022 às 16:47h

Da Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vacinação de sábado (25) terá primeira dose para pessoas a partir dos cinco anos   Compartilhar a noticia Vacinação de sábado (25) terá primeira dose para pessoas a partir dos cinco anos   Compartilhar a noticia Vacinação de sábado (25) terá primeira dose para pessoas a partir dos cinco anos

Link da Notícia:

Vacinação de sábado (25) terá primeira dose para pessoas a partir dos cinco anos
 (Foto: JM Digital)

Na manhã desta quinta (23), o Jornal Manchete Tupanciretã Digital conversou com a enfermeira e coordenadora do setor de imunização municipal, Andrea Appel, que explicou como se dará a campanha de vacinação do próximo sábado (25). 

 

Na Casa de Cultura, das 8h às 15h, serão ofertadas primeiras, segundas, terceiras e quartas doses de imunizante contra a covid-19, além de vacina contra o vírus da gripe. Por conta do tempo chuvoso, a vacinação contra a gripe no interior do município foi suspensa. 

  • “Atenderemos sábado (25) na Casa de Cultura, das 8h às 15h, para contemplar o público que não está conseguindo ir [durante a semana]. Haverá vacinação de primeira dose para pessoas de cinco anos para cima. Teremos segunda dose. Teremos dose de reforço para todas as pessoas a partir dos doze anos, que tenham tomado segunda dose há quatro meses. E teremos quarta dose para pessoas a partir dos 45 anos”. 

 

Inicialmente, a campanha aplicaria primeira dose em pessoas a partir dos seis anos, porém a disponibilidade da vacina Pfizer infantil permitiu que crianças com cinco anos também possam receber imunização: 

  • “Recebi notícia da Coordenadoria, e teremos doses de Pfizer pediátrica para sábado (25). Então, diferentemente do que havia sido anunciado, teremos oferta de doses para crianças. Peço desculpas, pois tudo acontece muito rápido”. 

 

Andrea Appel também ressalta que aqueles que tenham dúvida em relação à data ou à dose que deve ser recebida podem se dirigir à Casa de Cultura para maiores informações: 

  • “Em caso de dúvida, vá à Casa de Cultura. Se estiver apta, receberá a vacina. Se não estiver, terá a vacina agendada. Quem está com vacina atrasada, pode ir ao local de vacinação também. Pois receberá a dose necessária”, disse, comentando ainda sobre fake news que associa as vacinas com uma suposta resistência aos antibióticos. 

 

Como serão ofertados imunizantes contra duas doenças, surge a dúvida do tempo de espera entre as aplicações das diferentes vacinas. Andrea explicou a questão, comentando também sobre a situação de quem foi infectado pelo coronavírus recentemente: 

  • "Quem teve covid-19, precisa esperar 30 dias, a partir dos sintomas ou do diagnóstico, para tomar qualquer vacina. A partir dos 12 anos, é possível fazer a vacina da covid-19 junto com a da gripe, não há contraindicações”, disse, ressaltando a ocorrência de gripes fortes na cidade e a importância da vacinação. 

 

A coordenadora do setor de imunização também comentou sobre o engajamento da comunidade na campanha de vacinação, destacando que muitas crianças ainda não receberam a segunda dose: 

  • “Aqueles que fizeram a segunda dose geralmente seguem recebendo as doses de reforço. A procura por vacinas pelos adolescentes e adultos tem sido bem satisfatória. O problema é mesmo as segundas doses para crianças que estão em atraso. Segundo pesquisa feita pela secretária de Educação, muitos têm medo dos efeitos adversos. Mas é preciso saber que qualquer vacina ou medicação pode causar reações, e não houve casos de reações graves ou mortes em crianças que receberam vacinas”. 

TODOS CONTRA A DENGUE










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.