Como parte da programação da 65ª ExpoTupã, foi realizado neste sábado, 17 de maio, o ato de entrega dos certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. A cerimônia aconteceu no Pavilhão das Agroindústrias e reuniu produtores locais, autoridades municipais e representantes do governo estadual.
Representando o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, esteve presente Norton Ball, responsável pela entrega oficial dos certificados às agroindústrias contempladas. Também participaram do ato o prefeito Gustavo Terra, da Emater/RS, Luciano Schwerz, e demais lideranças ligadas ao setor.
Ao todo, cerca de 20 produtores da agricultura familiar estão expondo na feira. O espaço estruturado especialmente para as agroindústrias representa, segundo a administração municipal, um avanço importante no apoio ao setor.
Durante seu pronunciamento, da Emater/RS, Luciano Schutz, enfatizou a relevância do momento:
— Agradecer muito a oportunidade, prefeito, de poder estar aqui nesse momento valorizando as nossas agroindústrias. São 4 mil iniciativas no estado do Rio Grande do Sul, mas apenas 1.900 estão cadastradas, certificadas e podem participar das feiras — afirmou.
Ele também destacou o modelo de Tupanciretã como exemplo a ser replicado:
— Esse modelo tem se replicado, e a gente quer que, através de todas as feiras do nosso estado, possamos acelerar e incentivar cada vez mais agroindústrias a participarem. [...] Receber um certificado como esse passa por três etapas importantes: licenciamento ambiental, certificado sanitário e também as questões tributárias. É um programa que tem dado certo e fomentado muitas famílias — completou.
O representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Norton Ball, falou em nome do secretário Covatti e do governador Eduardo Leite.
— Tenho uma difícil missão aqui de representar uma luz, que é a figura política do Covatti. [...] Prefeito, parabéns. O senhor resgatou a ExpoTupã e, sem dúvida, isso aqui já é um case de sucesso. Agradecer muito em nome do governo do estado, principalmente da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O senhor nos oportunizou trazer as nossas agroindústrias aqui — declarou.
O prefeito Gustavo Terra agradeceu ao apoio recebido e ressaltou que os recursos destinados para a instalação do pavilhão das agroindústrias foram essenciais para viabilizar o espaço. Segundo ele, a proposta deve ser ampliada nos próximos anos.
Ao final da solenidade, foi realizado o descerramento da fita inaugural do Pavilhão da Agroindústria, celebrando o momento com os produtores e visitantes da feira.