noticias274 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Geral

Campeã infantil de xadrez do JERGS 2020 fala sobre conquista estadual

O Jornal Manchete Digital entrevistou Thais Schvan Zawaski, campeã infantil de xadrez do JERGS 2020

Publicada em 09/12/20 às 17:13h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Campeã infantil de xadrez do JERGS 2020 fala sobre conquista estadual  Compartilhar a noticia Campeã infantil de xadrez do JERGS 2020 fala sobre conquista estadual  Compartilhar a noticia Campeã infantil de xadrez do JERGS 2020 fala sobre conquista estadual

Link da Notícia:

Campeã infantil de xadrez do JERGS 2020 fala sobre conquista estadual
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)


Representando o Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus, a enxadrista já é experiente em torneios; tendo sido campeã de regional de xadrez realizado em Cruz Alta. Além disso, Thais também recebeu destaques em outras competições de nível regional e mesmo nacional: conseguiu o 3º e 2º lugares na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) quando estava nos 6º e 7º anos do ensino fundamental, respectivamente.

 

A estudante conta que, mesmo com a adrenalina da competição, permaneceu confiante, pois havia praticado bastante: “Na final, eu tinha algumas peças de vantagem, mas continuei centrada no jogo.”, revela.

 

Interessada na área de ciências exatas, Thaís diz que a facilidade em matemática foi o caminho que a levou ao xadrez: “Sempre gostei muito de cálculos, e isso me ajudou muito no xadrez. A questão de avaliar as estatísticas das jogadas, sempre pensando pra frente. Não há apenas uma jogada possível”, explicou ao Jornal Manchete.

 


A conquista do título veio com o apoio da família e da escola onde estuda: “Agradeço à escola, à diretora e a minha família, que sempre me motiva e nunca permite que eu desanime. Faço também um agradecimento especial à Prof. Sandra, que sempre fez questão de me informar sobre jogos e inscrições."

 

A série ‘O Gambito da Rainha’ também influenciou a estudante, que reconheceu a força de vontade e o talento da protagonista, a qual praticava xadrez quando o jogo era uma prática majoritariamente masculina: “A série me inspirou bastante. Era uma mulher do século XX; a única que jogava entre os homens.”, disse.

 

A íntegra da entrevista, onde Thais dá detalhes de algumas partidas dentro da competição, explica o funcionamento do relógio que controla o tempo das jogadas de cada enxadrista e ainda revela outro esporte no qual também já foi premiada, pode ser conferida no facebook do Jornal Manchete @manchetetupan.


Da redação: Leonardo Reis 











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.