Bloco cirúrgico foi reativado nessa segunda-feira (12), o hospital deve atender diversas especialidades, com foco em cirurgias digestivas, urológicas, proctológicas e outros procedimentos. Cirurgias ginecológicas serão retomadas em breve.
O Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT) retomou o funcionamento do bloco cirúrgico com a realização de duas cirurgias eletivas. A reabertura marca um novo momento no atendimento à saúde em Tupanciretã, com a ampliação da oferta de procedimentos.
Em entrevista ao JMD, o cirurgião Felipe Orso detalhou os serviços já em execução. Segundo ele, o hospital volta a realizar uma série de cirurgias do aparelho digestivo, com exceção de casos oncológicos.
— Estamos realizando cirurgias como hérnias inguinais, ventrais e incisionais, videolaparoscopia diagnóstica, colecistectomia aberta e videolaparoscópica, apendicectomia aberta e videolaparoscópica, além de desbridamentos cirúrgicos e pequenas amputações, comuns em pacientes diabéticos — explica Orso.
A retomada também contempla cirurgias urológicas.
— Fazemos postectomia e frenoplastia, que são cirurgias de fimose, além de correções de hidrocele e varicocele — acrescenta o médico.
Na área da proctologia, o hospital já realiza hemorroidectomias, tratamento de fístulas e fissuras anais, drenagens de abscessos perianais, retirada de lipomas e exérese de cistos sacrococcígeos, além da drenagem de grandes abscessos.
Outro ponto destacado por Orso é o suporte da equipe de anestesia, que permite a realização de procedimentos em pacientes que não toleram anestesia local, especialmente crianças.
— Com o bloco e os anestesistas, conseguimos realizar também procedimentos simples que necessitam de anestesia geral. Isso é muito importante em casos pediátricos — afirma.
Além disso, já estão sendo realizados procedimentos como drenagem de tórax, toracocentese e biópsias de diferentes tipos.
A ampliação dos serviços será contínua, com previsão de retorno também das cirurgias ginecológicas nos próximos dias.
— Em breve iniciaremos histerectomias, ooforectomias, laqueaduras, exérese de cisto de Bartholin, biópsias de mama e de colo uterino, curetagens, laparoscopia ginecológica e conização — adianta Orso.
TODOS CONTRA A DENGUE