noticias942 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Prefeito Gustavo Terra recapitula ano de 2021 em entrevista exclusiva

Método de administração, combate à pandemia, estiagem, infraestrutura urbana, educação, saúde, entre outras pautas, foram temas de análise do gestor municipal

Publicada em 29/12/2021 às 18:03h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prefeito Gustavo Terra recapitula ano de 2021 em entrevista exclusiva    Compartilhar a noticia Prefeito Gustavo Terra recapitula ano de 2021 em entrevista exclusiva    Compartilhar a noticia Prefeito Gustavo Terra recapitula ano de 2021 em entrevista exclusiva

Link da Notícia:

Prefeito Gustavo Terra recapitula ano de 2021 em entrevista exclusiva
 (Foto: JM Digital)

Na manhã desta quarta (29), o JM Digital realizou entrevista exclusiva com o prefeito Gustavo Terra, diretamente da Prefeitura. Na ocasião, o gestor municipal fez uma recapitulação do seu primeiro ano de mandato, descrevendo seu método de governo. Além disso, temas específicos das mais variadas áreas da administração pública foram tratados, com comentários a respeito do que foi feito, e expectativas sobre projetos futuros. 

 

Ao início da conversa, Gustavo Terra comentou sobre o modus operandi da sua gestão, caracterizada pelo alto engajamento de projetos públicos: 

  • “Tenho 111 projetos ativos. Todos dentro de um planejamento que preenchem os quatro anos do nosso governo. Temos foco na gestão e eficiência. E a primeira parte disso é o planejamento. O sucesso da nossa administração começou na escolha das pessoas que ocupam os cargos públicos. Durante a campanha, não mentimos, não prometemos e não negociamos cargos. E isso me dá liberdade de escolher apenas pessoas competentes. Valorizamos muito o material humano. Estamos focados em implementar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de toda a comunidade. Todas as reinvindicações que são recebidas, são encaminhadas; e, se possível, resolvidas. Todos os secretários tem a determinação de ou resolver, ou iniciar a solução dos problemas em 24 horas”, disse, ressaltando como a gestão do ex-prefeito Guga foi importante para a quitação de dívidas e precatórios. 

 

ESTIAGEM 

Gustavo Terra falou da falta de chuva e os impactos da seca na Capital Gaúcha da Soja: 

  • “A situação é gravíssima. Acionei o secretário do meio ambiente e o secretário de obras e estamos montando uma operação. Todas as demandas de água potável e água para animais estão sendo coletadas, e executando obras para sanar essas dificuldades, como bebedouros. Porém, não temos grandes ferramentas para combater essa situação. O que precisamos é de chuva”, disse, informando também que solicitou ajuda da CORSAN para o transporte de água aos locais que necessitam de abastecimento. 

 

 

PANDEMIA 

O retorno dos bancos à Praça Coronel Lima é símbolo de um tempo mais seguro, onde a pandemia está mais controlada: 

  • “O que mudou de hoje (retomada dos bancos na praça) para o ano passado é o nível de imunidade estabelecido em nossa comunidade. Já temos um nível imunológico de mais de 70%. O vírus está, aos poucos, sendo eliminado do nosso meio. Nesse período do ano, com as festas e férias de verão, onde pessoas de diferentes locais se concentram, e também com o carnaval, poderão acontecer pequenos picos. Mas o cenário é totalmente diferente: temos vagas nas UTIs, em leito regional e no HCBT. Mas claro, cada um tem de fazer sua parte. Não baixemos a guarda”. 

 

 

 

 

SAÚDE 

Falando sobre o convênio do IPE Saúde com o HCBT, o prefeito Gustavo Terra revelou detalhes das tratativas: 

  • “Conseguimos trazer para Tupanciretã a renegociação com o IPE, a atualização das relações entre o IPE e a cidade. Será uma grande melhoria para o Hospital Brazilina Terra. Os efeitos virão em benefício à comunidade”. 

 

Comentou ainda do translado da saúde de Tupanciretã para a Coordenadoria Regional de Santa Maria: 

  • “Hoje temos amparo de todas as especialidades médicas, em Santa Maria. Investimos em duas ambulâncias. Tenho muita satisfação em dizer que a saúde de Tupanciretã está totalmente diferente", disse, citando ainda implante hormonal com o intuito de evitar a gravidez na adolescência. 

 

 

LIMPEZA URBANA 

A coleta nos bairros e a limpeza geral da cidade também foram temas de comentários do gestor municipal 

  • “O secretário Márcio Dias, com uma equipe muito competente, é o responsável pela limpeza; junto da coleta de lixo, realizada pela empresa terceirizada. Tupanciretã nunca esteve tão limpa como está hoje. Alguns descartam o lixo de maneira correta, enquanto outras não prestam atenção nessa questão”, disse, citando que aqueles que não observam o descarte correto poderão ser penalizados no futuro. 

 

 

ASFALTAMENTO E ESTRADAS 

O asfaltamento de vias, em especial a Avenida Bortolo Fogliato, é talvez o principal marco da gestão de Gustavo Terra. O prefeito comentou sobre obras em andamento e também obras futuras: 

  • “Temos já nove ruas asfaltadas no perímetro urbano, e projetos topográficos e técnicos de mais 60 ruas. Para o próximo ano, dez ruas estão para entrar em licitação para pavimentação. Hoje, em Tupanciretã existem vários estágios de pavimentação: algumas estão com projeto aguardando aprovação, outras estão em licitação, para outras já foi dada ordem de serviço, e também outras em fase de conclusão”, disse, revelando que pretende realizar 35 pavimentações em Tupanciretã, em 2022.  

 

E não são apenas vias urbanas que recebem a atenção do executivo. As estradas do interior do município, e que ligam à cidade com vizinhos, também viram melhorias:  

  • “Nunca foi investido tanto em estradas do interior como em nossa gestão, por exemplo o empedramento da estrada Tupã-Júlio, e de estradas de assentamentos. Sobre a RSC-392, me disseram que a estrada estava arquivada. Solicitei a revisão administrativa, e conseguimos reverter essa situação. A estrada está acontecendo. Temos a garantia de R$ 40 milhões com o governador". 

 

 

EDUCAÇÃO 

A pandemia trouxe novos desafios na área escolar. Gustavo Terra detalhou como as demandas foram tratadas durante esse período de exceção: 

  • “O transporte escolar nunca teve tanto respaldo quanto em nosso governo. Quanto às escolas, nunca os educandários tiveram tantas reformas e investimentos como agora. Devido ao ensino remoto, tivemos de reinventar, praticamente, o sistema de ensino. Mas, acredito que, dentro do possível, tudo correu bem. Sabemos que a alfabetização foi a mais prejudicada nesse modelo remoto, pois os pais não conseguem compensar o trabalho do professor”. 

  

A concretização da escola cívico-militar em Tupanciretã também foi comentada: 

  • “A escola Marcial Gonçalves Terra a única do estado que começou o processo de passagem ao modelo cívico-militar em 2021 e iniciou as operações no mesmo ano. Mais um protagonismo de Tupanciretã. Isso é um orgulho muito grande”, disse, revelando que há trâmites para obras de melhorias na escola. 

 

CULTURA 

Na área de cultura, Gustavo Terra detalhou que pretende realizar dois leilões públicos: um de veículos velhos, e outros de imóveis e terrenos cedidos ao município. Sendo que os fundos angariados serão transformados em investimento para Tupanciretã. 

 

Revelou ainda projeto de realizar uma Maratona Longa na cidade. Ideia motivada pelos resultados conquistados por maratonistas tupanciretanenses em nível federal. Além disso, há a intenção de retomar a Semeadura da Canção Nativa e o Festival Estudantil de Música.  

 

O prefeito ainda comentou sobre a Expotupã, que será realizada de 5/5 a 8/5 , sob a coordenação da Prefeitura. E também sobre o Torneio de Integração dos Servidores Municipais, que está ocorrendo. 

 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.