Na noite de sexta-feira, 9 de maio, um graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus), também conhecido como sorro, foi flagrado em frente a uma loja de materiais de construção localizada na Avenida Bortolo Fogliatto, em Tupanciretã. O registro, que ocorreu por volta das 20h30 e mostra o animal circulando tranquilamente próximo ao passeio, foi encaminhado à redação por Thiago Portella que circula no local.
Segundo o bombeiro voluntário Luiz Afonso Costa, é provável que o animal tenha saído de uma área de mata próxima. Ele também acredita que o canídeo seja jovem.
De acordo com o site Fauna RS, o graxaim-do-campo é um animal onívoro, com dieta composta por pequenos vertebrados, invertebrados e frutas. Embora erroneamente considerado um predador de animais domésticos, o graxaim costuma ser caçado por conta desse mito. Durante a noite, costuma se esconder em tocas, fendas e ocos de árvores.
Em casos de avistamento de animais silvestres, a orientação é evitar o contato direto e não tentar tocá-los. A recomendação é acionar imediatamente as autoridades competentes, como a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.
TODOS CONTRA A DENGUE