A 65ª ExpoTupã também se destaca por oferecer palestras com temas relevantes ao setor agropecuário, principal motor da economia de Tupanciretã. Um dos assuntos abordados foi a sucessão familiar, que tem ganhado cada vez mais atenção por parte dos produtores rurais. Segundo o advogado Rony Pillar Cavalli, é essencial que as famílias estejam preparadas e juridicamente amparadas para evitar a dilapidação do patrimônio por meio de tributos excessivos.
Durante sua apresentação, Cavalli trouxe dados atualizados, exibiu vídeos de autoridades políticas que defendem o aumento da tributação sobre heranças e alertou o público sobre os riscos de não planejar adequadamente a sucessão.
De acordo com o advogado, a holding familiar é uma ferramenta moderna e eficaz para organizar e proteger o patrimônio. Além de facilitar a divisão dos bens entre os herdeiros, a medida ajuda a evitar conflitos e reduz significativamente os custos do processo. “O planejamento sucessório por meio de holding custa 80% menos do que um inventário tradicional e, ainda, organiza o patrimônio e previne litígios entre os herdeiros”, afirmou.
Cavalli também apresentou casos reais em que famílias conseguiram evitar tributos bilionários com a criação de holdings, demonstrando na prática os benefícios da estruturação jurídica antecipada.
A palestra aconteceu na Casa Ana Terra e foi promovida pelo Sindicato Rural Tupanciretã, Jari e Quevedos.