Tupanciretã

Promoção do cuidado com a saúde mental dos alunos das escolas municipais é levantada na Câmara dos Vereadores

Importância do trabalho do psicopedagogo foi ressaltada pela vereadora Jocelene Aquino

Publicada em 14/09/2021 às 17:22h

por Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

 

A saúde mental é a pauta do Setembro Amarelo, campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do cuidado e atenção para com o bem-estar psicológico. O governo do Estado promove uma programação especial, onde profissionais das áreas da saúde e psicologia conversam sobre temas relacionados a essa pauta cada vez mais importante. 

 

Os atuais tempos de pandemia, onde o convívio social foi dificultado, inclusive com o cancelamento de aulas presenciais, fazem dos jovens um grupo no qual o cuidado psicológico é de extrema importância. A falta de interação afeta principalmente crianças e adolescentes, que precisam da convivência para seu desenvolvimento psicológico e social. Além disso, longes das salas de aula, a observação do comportamento do jovem (que pode sinalizar problemas psicológicos) pelos profissionais de educação se torna ainda mais difícil. 

 

 

 

 

Nesse sentido, na última Sessão Legislativa, a vereadora Jocelene Aquino, relatando casos de suicídio e tentativa de suicídio que ocorreram no município neste ano, destacou a importância do psicopedagogo. Esse profissional detém conhecimentos de psicologia e pedagogia, e trabalha na observação do comportamento psicológico e social dos jovens no ambiente de ensino, orientando em caso de necessidade de auxílio profissional: 

  • “É um assunto muito sério. Questão de saúde pública. Preocupação que temos de trazer para a tribuna, discutir e tentar resolver. Trabalhando nas escolas, se percebe como a pandemia mexeu bastante com o psicológico dos alunos. Na Escola Divino Mestre, desde 2020 já se faz um trabalho nesse sentido (psicopedagogia), por conta da depressão e ansiedade”. 

 

 

COMO PROCURAR AJUDA? 

Através do telefone 188, que funciona 24hrs por dia, o Centro de Valorização da Vida atende qualquer pessoa que precise conversar sobre dificuldades emocionais e psicológicas. A ligação é gratuita e o sigilo pessoal é garantido. 

 

Em Tupanciretã, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) presta atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Telefone: 3272-7507. 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2021 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.